Dúvidas frequentes e orientações sobre a consulta.

1.. Quanto tempo os medicamentos levam para agir?
Depende de pessoa para pessoa, mas, no geral os medicamentos de tarja vermelhas costumam demorar dias até duas semanas para iniciar os efeitos positivos do tratamento. Já os medicamentos tarja preta, eles iniciam os seus efeitos minutos após o seu uso. É necessário ter paciência, pois esse tempo de ação é normal das medicações na psiquiatria

2. Posso ter efeitos colaterais das medicações?
Sim, qualquer medicamento pode ocasionar efeitos colaterais, por isso a importância de não se auto medicar. Os efeitos colaterais dependem do fármaco o importante é que você informe o seu médico sobre efeitos indesejáveis para ajuste de medicamento e ou dose.

3. O que é tempo de ajuste da medicação no organismo?
É o tempo que o organismo se adapta a medicação, esse tempo costuma ser nos primeiros dias de uso e é comum que aconteça sintomas desagradáveis no início do seu tratamento. Desde que seja tolerado não pare com a medicação. Caso não consiga tolerar agende uma consulta para avaliação imediatamente e não espere o intervalo de uma consulta e outra

4. Quando procurar uma emergência psiquiátrica?
Em caso de pensamentos suicidas recorrentes, automutilações, agitação psicomotora, crises de ansiedade fortes, em caso de sentir-se mal de qualquer natureza, delírios e alucinações e ou dúvidas

5. Posso ingerir bebidas alcóolicas durante o tratamento?
Não, durante o tratamento não está indicado bebidas alcoólicas de nenhum tipo, pois pode interferir no tratamento como aumentando os efeitos das medicações e ou interferindo na mesma.

6. Existe algum tipo de alimento que não posso ingerir?
A princípio não, mas aconselhamos sempre a ter uma dieta balanceada e equilibrada junto com atividades físicas

7. Os medicamentos prescritos podem viciar? Os medicamentos que viciam são os de tarja preta, por isso, seu uso é por pouco tempo para evitar e prevenir vícios medicamentosos. Os de traja vermelha a princípio não viciam e seu desuso precisa ser desmamado para evitar efeitos rebotes e sintomas desagradáveis

8. Quanto tempo pode levar o meu tratamento? Os tratamentos na psiquiatria costumam ser processos por que costuma envolver mudanças de comportamentos, hábitos e terapia que tem um tempo de resposta mais prolongado Logo, é preciso adesão ao tratamento e paciência pois, os sintomas mais agudos costumam a desaparecer em meses e o tempo inclui três fases A fase aguda, continuação e manutenção. O tempo vai de acordo com cada paciente. Mas estamos falando de meses e não dias ou semanas

9. Corro o risco de tomar a medicação a vida inteira?
Os casos mais graves na psiquiatria podem ocorrer da necessidade de medicação para manter o paciente com qualidade de vida.

10. Tenho falta de concentração, memória e outros sintomas mais cognitivos e fui diagnosticada com ansiedade e depressão, será que tenho algo há mais? A ansiedade e a depressão são exemplos de transtornos em que o raciocínio fica mais lento, ocorre desatenção, esses sintomas podem estão presentes nesses transtornos.

Termos de consentimento de Prestação de Serviço médico em Consultório Privado na Modalidade de Telemedicina

OBJETIVOS: Pelo presente instrumento particular de prestação de serviços médicos ambulatoriais na especialidade de psiquiatria, as partes ficam cientes e concordam com os serviços a serem realizados pela Clínica MIND CARE CLINICA DO CÉREBRO CNPJ 50.160.163/0001-00, na modalidade de telemedicina conforme a lei Lei nº 14.510 em 27 de dezembro de 2022.

O presente instrumento é de adesão, bilateral, gerando direitos e obrigações para as partes, conforme dispõe o Código Civil Brasileiro, estando também sujeito às disposições do Código de Defesa do Consumidor, assim como código de ética médica.

Este instrumento objetiva cobrir serviços de assistência médica, ambulatorial incluindo tratamentos, diagnósticos, prescrição de medicamentos aceitos na modalidade pela lei atual da telemedicina e pela Anvisa, e de acordo com os protocolos e diretrizes de tratamentos médico.

Inclui também laudos, relatórios médicos, atestados, testes e pedidos de exames complementares.

A assistência ora pactuada visa à prevenção da doença e a recuperação da saúde. Não estão incluindo os serviços de urgência e emergência médica de qualquer natureza.

A prestação de serviço inclui além das consultas médicas um serviço de assessoria e mentoria respeitando os horários de funcionamento da clínica, em horário comercial, em que, todo e qualquer serviço relacionado, deve estar no período de Inter consultas estabelecidas pelo médico, seja em consultas de retorno seja pela nova avaliação.

O paciente se responsabiliza em aderir ao tratamento e orientações médicas e voltar nos prazos estabelecidos pelo médico em consulta. Caso os prazos de Inter consultas não sejam respeitados o paciente deverá o quanto antes agendar uma nova avaliação para dar continuidade aos serviços do presente termo.

Todos os exames e documentos deverão ser entregues no momento da consulta para serem checados pelo médico. Em hipótese nenhuma será checado exames fora das consultas médicas.

Caso haja extravio de receitas de qualquer natureza, se o paciente estiver coberto pelo período de Inter consultas será cobrado uma taxa de R$ 80,00 (oitenta reais) por receita, caso o paciente não estiver no período de Inter consultas, o mesmo deverá retornar para uma nova consulta.

Os prazos de atestados e laudo pedidos após a execução da consulta terão um tempo de entrega de até 48 horas em horário comercial e em dia de funcionamento da clínica, sendo que só terá direito gratuito aos documentos até o prazo de consulta de retorno, ou seja, em até 15 dias, passado esse prazo o paciente devera agendar uma nova consulta para pedidos do documentos e novas avaliações.

É de inteira responsabilidade e obrigatoriedade a leitura do termo antes do agendamento da consulta. Caso haja qualquer discordância e ou dúvida, o paciente poderá entrar em contato com os nossos meios de comunicação, via e-mail e telefones disponibilizados no site da clínica para maiores esclarecimentos. Caso houver discordância com o presente termo, a excussão do serviço não será realizada.

A clínica não se responsabiliza por pacientes que de alguma forma não concordaram com os termos ou não leram o presente instrumento e decidiram realizar os serviços.

DO LOCAL E HORÁRIO DO ATENDIMENTO O atendimento será efetuado no local contratado, (consulta online), disponibilizado link mediante pagamento prévio da consulta pela plataforma Google Meet, com início e término estabelecido e comunicado por escrito ao paciente com 1 (uma) hora de duração, podendo ser estendido um pouco mais ou um pouco menos a depender do andamento da consulta.

O horário de atendimento da clínica é segunda-feira e sexta-feira das 9:00 H ás 18:00 H e segunda-feira das 13:00h ás 18:00H. Qualquer mudança de horário será avisada através dos serviços de agendamentos.

Não haverá atendimentos médicos de nenhuma espécie fora do horário de funcionamento da clínica. A central de agendamento de consulta funcionará de segunda a sexta feira em horário comercial.

O paciente ou o médico poderá desmarcar a consulta, caso não possa atender naquele dia e/ou horário, adiando-a ou antecipando-a, desde que comunique o fato ao beneficiário/paciente. O beneficiário/paciente também poderá reagendar seu atendimento de acordo com a disponibilidade dos horários da clínica e do seu médico.

O médico poderá reagendar a consulta para o próximo horário disponível caso haja um imprevisto profissional como urgências e emergências psiquiatras a outros pacientes em outros serviços, assim como imprevistos pessoais.

Em caso de atraso a tolerância máxima será de 20 minutos, após será reagendada a consulta.

O paciente se compromete a ter local de bom acesso à internet, com segurança, conforto e privacidade.

A clínica não se responsabiliza por extravios de pagamentos e informações pessoais.

CONSULTA DE RETORNO:
Fica caracterizada como “retorno” e, portanto, não será cobrada a consulta realizada em prazo menor ou igual que 15(quinze) dias da consulta antecedente, caso se refira a mesma patologia em tratamento ou para avaliação de intercorrências relacionados aos diagnósticos e tratamento atual. A duração da consulta de retorno será de trinta minutos.

PAGAMENTOS:
O pagamento do valor da consulta é de R$360,00 reais (trezentos e sessenta reais) a vista e no credito taxas e juros são arcados pelo paciente conforme as taxas do seu banco. O valor poderá sofrer reajuste conforme o índice inflacionário do Brasil.

O pagamento é realizado antes da consulta e serve como confirmação da mesma. As devoluções do valor integral será somente pela não realização da consulta.

Em caso de mal tempo, falha dos meios de telecomunicação de qualquer natureza será realizada tentativa por outros meios de aplicativos e mesmo não conseguindo efetuar a consulta a mesma será reagenda.

Em caso de uma segunda tentativa não se consiga realizar a consulta por falha técnica e internet e caso o paciente não queira realizar novas tentativas, será estornado para o paciente no prazo de 24 horas. Será emitido nota fiscal após cada consulta. Não haverá devolução do dinheiro após a realização da consulta